Como Fazer Wipe no seu Dispositivo Android - Winner - o Melhor até Você

Breaking

Post Top Ad

Responsive Ads Here

Featured Posts

sexta-feira, 13 de junho de 2014

Como Fazer Wipe no seu Dispositivo Android


Wipe é um termo muito comum entre os usuários, mas se você é novo nesse território, não se preocupe, pois nesse artigo vamos explicar um pouco sobre o que é, quais os tipos e como fazer Wipe no Android.


O que é Wipe?

Wipe é uma palavra inglesa e seu significado é Limpar. Essa limpeza tem aplicações distintas, mas de um modo geral serve para eliminar arquivos de cache e zerar configurações.
Através do Wipe você poderá apagar dados de aplicativos, partições do sistema, configurações de perfis, mas também existe uma limpeza que apaga todas as informações presentes no Android, como se você tivesse acabado de tirar o dispositivo da caixa.
Qualquer tipo de Wipe carrega consigo o perigo de perder informações importantes, por isso é altamente recomendado que você sempre faça backups parciais ou total do Android. O Nandroid Backup é uma das soluções mais confiáveis para preservar suas configurações e dados de aplicativos.

Como Fazer Wipe no Android?

Para qualquer tipo de Wipe será necessário fazer o boot no dispositivo em Modo Recovery:
  • Reinicie seu dispositivo segurando as teclas Home + Volume para Cima + Botão Liga/Desliga;
  • Dispositivos Samsung e outros que não tiverem sucesso com o passo acima: segure o Botão de Liga/Desliga + os dois botões de volume juntos;
Agora que estamos no modo recovery, basta navegar até as opções de wipe desejada, mas há diferenças recovery de cada Android. Se você não tem ROMs Customizadas ou instalou um CWM, use o volume baixo para navegar e o volume alto para selecionar uma opção.
Wipe Modo Recovery
No TWRP há botões, e um deles é o Wipe que dá acesso fácil à todos os tipos de limpezas que listaremos a seguir:
  • Wipe Cache Partition – Essa limpeza é aplicada na memória de cache, sendo essa responsável por dar acesso rápido para alguns recursos ou aplicativo no Android (acessados com mais frequência), seus dados e configurações permanecerão intactos.
  • Wipe Data/Factory Reset – Esse é o “botão vermelho” no Android, pois ao escolher essa opção o dispositivo voltará ao estado original de fábrica.
  • Wipe Dalvik Cache - Dalvik tem praticamente o mesmo conceito de uma máquina virtual Java, mas ao contrário do Java, ele não possui compilador JIT instalado por padrão, por isso o Dalvik armazena caches para melhorar o tempo de resposta dos arquivos APK (aplicativos e jogos), mas de tempos em tempos é necessário limpar esse cache para estabilizar um ou mais aplicativos para fins de e atualização e compatibilidade. Esse processo é semelhante aos arquivos prefetch do Windows.

Por que fazer um Wipe?

Existem três cenários para aplicação do Wipe, o primeiro é voltado para a otimização do sistema depois de um longo tempo de uso (geralmente meses), pois o cache vai aumentando a medida que instalamos novos aplicativos, jogos e adicionamos configurações ao sistema, mas nesse caso estamos falando de uma limpeza parcial (Wipe Cache Partition e Wipe Dalvik Cache).
O segundo caso é o mais radical, onde o Android apresenta inúmeras instabilidades ao executar aplicativos, falhas na conectividade com WiFi, 3G e 4G, tempo alto de resposta para qualquer tarefa no sistema operacional em si.
Por último temos a situação em que queremos testar Custom ROMs como a CyanogenMod e MIUI, por exemplo. O ideal aqui é aplicar um Wipe Data/Factory Reset, pois limparemos todos os vestígios de uma ROM anterior, seja ela Stock ou Custom.
Ainda existe a opção Fix Permissions no Modo Recovery, caso você ainda está enfrentando problemas na hora de utilizar seu dispositivo Android. Esse último recurso trata de liberar as devidas permissões de escrita e leitura na pasta de aplicativos e configurações do sistema (lembrou do Linux, não é?).
As dicas de ouro são:
  • Faça os Wipes parciais toda vez que remover uma quantidade significativa de aplicativos e jogos, como no tutorial Como Desinstalar Diversos Aplicativos de Uma Vez Só.
  • Faça os Wipes parciais quando um aplicativo ou outro apresentar pequenas instabilidades.
  • Faça o Wipe Data/Factory Reset quando a instabilidade aparecer em qualquer lugar e a todo momento, mas não se esqueça que nesse caso o backup é fundamental.

Ficou com dúvidas?

Ainda esta com dúvidas mesmo após o tutorial acima? Basta entrar em contato via Twitter mandando uma mention para @Owinnerbr (método mais rápido) ou entrar em contato pelas outras redes sociais, ou deixando um comentário abaixo, não se esqueça de deixar sua duvida bem detalhada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário



Regras dos comentários

1. Todos os comentários são lidos e se possível respondidos.
2. Não serão toleradas faltas de respeito.
3. Se possível comente e faça de nós um grupo feliz.
4. Caso comente como Anónimo o seu comentário será anulado!
5. Caso o link não Esteja Pegando Deixe um comentário avisando!

Obrigado

Post Top Ad

Responsive Ads Here